quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Entrevista



Nomes: Reni Porto Silveira e Ormério Scheffer.
Idades: Ambos 60 anos.
Naturalidade: Ela natural de Praia Grande, mas reside em Três Cachoeiras há 30 anos. Ele natural de Lajeadinho, morou em Esteio por 40 anos, mas reside em Três Cachoeiras a 3 anos logo após o casamento.
Como tudo aconteceu...
Seu Ormério era viúvo e vinha passear na casa de sua madrinha dona Elvira, a qual lhe aconselhava a ir a um baile da terceira idade que ela gostaria de lhe apresentar uma pessoa muito especial, mas este não se sentia preparado para uma nova relação. Até que um dia resolveu ir, veio a Três Cachoeiras especialmente para o baile, chegou antes de sua madrinha e ficou só observando, de repente viu uma senhora que estava sentada e vestia blusa branca, e pensou: “É ela”, foi amor a primeira vista.
Quando dona Elvira chegou fez o papel de cupido apresentando os dois, eles dançaram, mas conversaram pouco. Durante o baile discretamente ele buscou informações sobre ela, e no próximo baile já estava certo do que queria e novamente a tirou para dançar, a partir daí começaram a conversar e logo a namorar.
O namoro durou quatro meses, tempo suficiente para se conhecerem e decidirem pelo casamento. Casaram-se no dia 25 de novembro de 2005, a cerimônia ocorreu apenas no religioso.
Dona Reni era viúva há 14 anos e não havia namorado ninguém, ele também era viúvo há muitos anos, procurava uma nova companheira, mas disse que onde morava existia quantidade e não qualidade. Encontrou em dona Reni inúmeras afinidades e histórias de vidas semelhantes.
Optaram em morar em Três Cachoeiras pela tranqüilidade, como ele era aposentado e seus dois filhos já eram casados, nada o prendia em Esteio, mas dona Reni tinha moradia fixa e preferiu morar nesta cidade.
Ambas as famílias deram total apoio para a união do casal, se reúnem pelo menos uma vez por mês para almoços, jantares e demais comemorações.
Ela é do lar e ele aposentado, se dedicam exclusivamente ao grupo da terceira idade “Alegria de Viver”, não fazem parte da diretoria, mas são uma espécie de “curinga”, ajudam a organizar os cafés semanais, almoços, jantares, bailes, excursões e passeios. No próximo sábado vão a Bento Gonçalves pesquisar preços, hotéis e roteiro para um passeio do grupo no final de ano, a prefeitura ajuda com o ônibus. Conseguiram com a prefeitura um espaço que está localizado dentro de um terreno da mesma para a construção de uma sede própria, com o objetivo de realizar promoções e obterem um maior lucro para o grupo.
Seu Ormério diz que para construir uma vida a dois é preciso respeito e amor pela outra pessoa. Quando namora é só amor e tesão, parceiro para festa é maravilhoso, mas quando passa a dividir a cama, casa e despesas muda completamente.
Não fazem plano para o futuro, dizem que tudo depende da ocasião, pensam em aproveitar o que não aproveitaram enquanto eram jovens. A vida é muito boa enquanto se tem saúde e podem-se governar pela própria cabeça, pés e mãos

Nenhum comentário: