quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Primeiras Impressões

Segundo nossas pesquisas estudiosos afirmam que a velhice (3ª idade) não tem uma idade definida para iniciar.
As atitudes e os interesses em relação às diferentes situações vivenciadas diariamente vão definir a qualidade de vida de cada pessoa.
Atividades físicas, momentos de lazer, estar próximo de quem se gosta, cuidar da saúde emocional e psíquica, com certeza são fatores que contribuirão para a longevidade.
Atualmente está se desmistificando a idéia de que envelhecer seja sinônimo de adoecer e entristecer.
Paciência e Calma tem um peso na duração e longevidade do ser humano. A fadiga que é causada pelo ritmo frenético nas nossas vidas, isso nos faz desperdiçar energia, andamos em círculos e acabamos adoecendo.

Comportamento (Idade Adulta):

Praticar exercícios físicos, atividades lúdicas e culturais, são as melhores maneiras de viver a maturidade.
É possível envelhecer com saúde, nosso país está em fase de envelhecimento populacional.

Estrutura Familiar:

A família deve assumir a sua responsabilidade e o seu papel de apoiar o idoso, compreendendo-o, protegendo-o, dando segurança. Este comportamento é fundamental para o seu bem estar e conquistas de seus direitos.

Estrutura Política e Econômica:

O governo deve melhorar as condições de atendimento médico ao idoso, ampliando e desenvolvendo uma política realista de previdência social. Os sistemas de assistência social de cuidados com a saúde devem ser revistos com destaque para os recursos econômicos e financeiros.

Desempenho sexual e saúde:

Os médicos devem ter conhecimento de todo o processo de envelhecimento de suas relações com o meio, atuando em todos os setores, inclusive trabalhar sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Devido ao uso de remédios contra a impotência sexual, existe um aumento na atividade sexual e principalmente troca de parceiros e como não há riscos de gravidez, não usam preservativos e acabam contraindo doenças, dentre elas a AIDS. É alarmante o aumento dos casos de AIDS na terceira idade.
Também há evidências de que doenças como: artrite, diabetes, coração (cardíacos), incontinência, acidente vascular cerebral e depressão não impedem, mas afetam o desejo sexual na terceira idade.
Sexo é uma atividade física, emocional e mental. Então a atividade sexual não mata, mas nesta fase da vida esforços físicos em exagero sim.

Vaidade X Emocional:

A vaidade mais do que em outra fase da vida é importantíssima, tanto quanto cuidar da saúde através de acompanhamento médicos (exames periódicos) e exercícios físicos.
Cuidar da aparência não é mais uma prioridade feminina, os homens de hoje em dia se preocupam cada vez mais em estarem sempre com a barba feita, os cabelos arrumados...

Mercado de Trabalho:

Desde que a expectativa de vida aumentou, o conceito de terceira idade deverá ser redefinida, e com certeza ocorrerá o aproveitamento das pessoas mais velhas, sempre que a experiência for importante para a responsabilidade do “cargo” em questão.
Atualmente entre dois candidatos (um de mais idade e outro de menos idade), devido ao preconceito e falta de percepção, provavelmente o escolhido é sempre o mais jovem (candidato). Porém se a empresa estiver bem assessorada pelo RH, optará pelo mais velho.
Funções que exigem esforço físico e muita agilidade intelectual são exercitadas por pessoas mais jovens;
Funções que exigem experiência, organização e dedicação e paciência são desempenhadas por pessoas mais velhas.

Considerações Finais:

Em nossa comunidade se realiza todas as quintas feiras à tarde um baile da terceira idade, onde casais iniciam um namoro e muitos acabam em casamento. Este grupo realiza almoços, jantas e outras promoções com a ajuda, participação e apoio de toda a comunidade.
Posteriormente faremos entrevistas e investigações com o grupo, onde obteremos um maior material de pesquisa.
Todos estes cuidados e observações que citamos até então são essenciais para motivar o namoro na terceira idade.








Nenhum comentário: