quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Considerações Finais...


O namoro na terceira idade para algumas pessoas pode parecer absurdo, mas para outras pode significar o começo de uma nova vida. A busca pela felicidade, carinho, amor, sexo, atenção e companhia, fazem com que algumas pessoas vão em busca de um novo amor. O namoro na terceira idade proporciona bem estar geral, as dores somem, o estado físico, psicológico e emocional melhora muito.

O namoro, para os idosos revela-se como um tempo de cuidado, lazer e dedicação. Ao encontrarem pessoas com quem se entende, não apenas por atração física demonstram sua afetividade por meio de cuidado.

Visto assim, cuidar do companheiro e manter uma atitude zelosa faz parte do relacionamento afetivo; A afetividade manifesta-se por pequenos gestos. A sexualidade, nesta fase, é vivida mais pela ternura e amor do que pelas relações sexuais.

Apesar do envelhecimento fisiológico, pode-se manter jovem psicologicamente, expandindo vínculos, participando de grupos de convivência e mostrando-se receptivo a novos relacionamentos, uma vez que amar faz parte da vida do ser humano.

Os médicos devem ter conhecimento de todo o processo de envelhecimento de suas relações com o meio, atuando em todos os setores, inclusive trabalhar sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Devido ao uso de remédios contra a impotência sexual, existe um aumento na atividade sexual e principalmente troca de parceiros e como não há riscos de gravidez, não usam preservativos e acabam contraindo doenças, dentre elas a AIDS. É alarmante o aumento dos casos de AIDS na terceira idade.

Também há evidências de que doenças como: artrite, diabetes, cardíacas, incontinência, acidente vascular cerebral e depressão não impedem, mas afetam o desejo sexual na terceira idade.

Sexo é uma atividade física, emocional e mental. Então a atividade sexual não mata, mas nesta fase da vida esforços físicos em exagero, sim.

Isso é preocupante, já que cada vez mais os idosos estão “namorando”, para não enfrentar esta fase da vida sozinha, pessoas viúvas ou separadas investem em uma nova relação, se entregam, apostam tudo o que podem, mas nem sempre dá certo. Concluímos em nossas pesquisas que nesta etapa da vida o relacionamento se torna mais difícil, já que cada um traz consigo uma história de vida, família, manhas e manias, e relacionar-se com outra pessoa que tem uma visão diferente da vida, não é fácil.

A censura existe, o preconceito também, como em qualquer idade, existem alguns obstáculos para que o namoro dê certo, o apoio da família é muito importante para que o idoso consiga ser feliz na sua decisão.

O namoro nesta fase é algo natural, trazendo benefícios. Portanto a família e a sociedade devem ajudar instruir e apoiar esta decisão tendo em vista que só traz benefícios ao idoso.

A independência financeira foi citada como ponto importantíssimo para o namoro na terceira idade. A partir dela podem manter os cuidados com a saúde, com a beleza, e o lazer, melhorando a qualidade de vida.

A família pode apoiar ou não o namoro, mas não sendo responsável por manter “o idoso” economicamente, este tem o livre arbítrio para passear, para se comunicar, propiciando novos e duradouros relacionamentos amorosos.

Quanto ao financeiro observamos que alguns dos casais não se mantêm com a aposentadoria que recebem, procurando assim realizar atividades paralelas, que sejam remuneradas, acrescentando na sua renda.

Devemos nos desvencilhar de certos conceitos de que quando se chega na terceira idade a vida acaba, e o que resta é sentar e esperar as horas passarem a espera da morte.

Não existem normas, nem regras para o amor. Não importa a idade, todos buscam amar e ser amado. “É próprio do ser humano viver em busca da felicidade”.


Reflexões...

Concluímos que as pessoas buscam através do namoro na terceira idade, namoro este embasado no amor, sexo, carinho, fidelidade, lealdade, companheirismo uma oportunidade para um relacionamento duradouro que lhes proporcione estabilidade emocional dando fim a solidão.

O amor na terceira idade é um amor mais maduro, mais sólido, que podem ser vivenciados com os pés no chão.

A solidão em muitos casos adoece o físico e o espírito do adulto nesta etapa.

Preconceitos ainda existem hoje no mundo, não somente em relação ao namoro na terceira idade, mas em relação aos velhos, negros, índios, pobres e homossexuais. Este é vivenciado, podendo ser trabalhado e superado pela humanidade.

O idoso deve ser respeitado em todos os âmbitos, pois este contribuiu na construção política, social, econômica e cultural da sociedade através dos tempos.

Um comentário:

Unknown disse...

O namoro na terceira idade pode ser uma experiência linda. Relatei um caso no meu blog: Depressão ou paixão